segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Sentidos em Movimento - Projeto FAP

Sentidos em movimento é um projeto de extensão desenvolvido junto ao Instituto Paranaense dos Cegos (IPC), iniciado em março deste ano. Promovido pela UNESPAR/Campus de Curitiba II – FAP sob a coordenação da professora Cinthia Kunifas, tem como coordenadora local a professora de Educação Física,Silmara França. O trabalho está situado nos campos da Dança e da Educação Somática e conta com a participação da aluna bolsista Laura Jung(UNESPAR/FAP).

O OBJETIVO
Atender estudantes com necessidades motoras específicas, os quais apresentavam maior grau de restrição nas suas atividades diárias do que outros indivíduos privados total ou parcialmente da visão. O objetivo do trabalho consiste, portanto, em promover maior possibilidade de movimento/comunicação por meio da conscientização do corpo.

As aulas acontecem às quartas feiras, das 14h às 15h30min, na sede do IPC, dependências da Escola Professor Ony Macedo Saldanha. O aluno é convidado a perceber suas sensações, movimentos e pensamentos por meio de outros olhares, o olhar da consciência e das pontas dos dedos. Ouvir e ser ouvido, tocar e ser tocado tem sido nossa estratégia para acolher e sermos acolhidos pelos alunos.

OS RESULTADOS
Quando perguntamos aos estudantes o que percebem nas aulas, ouvimos frases como: sinto prazer, alegria; meu corpo despertou; sinto-me mais leve, mais equilibrado; sinto vibração, relaxamento; vejo cores; não sei dizer...
Nosso olhar de “fora” tem nos mostrado corpos mais vivos, atentos, móveis, disponíveis. Tem sido gratificante observar os alunos ampliando seus olhares, buscando, descobrindo outras formas de estar e ser no mundo.
Acreditamos que este trabalho possa contribuir com a missão do IPC de promover e facilitar o desenvolvimento pessoal e a inclusão social, assim como contribuir com a ampliação da visão e da ação do profissional da dança na sociedade.






Nenhum comentário: