quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Primeira aldeia indígena urbana do sul do país recebe visita do IPC.


No dia 02 de Outubro a Escola Professor Osny Macedo Saldanha visitou a aldeia Kakané Porã, no município de Curitiba, no bairro Campo de Santana, primeira aldeia indígena urbana do sul do país.


Fomos recebidos pelo representante do cacique, o índio Tuchaua, que nos informou que Kakané Porã são palavras de origem Kaingang e Guarani e quer dizer Fruta Saborosa.
 Ele nos levou ao local sagrado no meio da mata, onde fazem orações e pedem proteção para todas as pessoas da aldeia e do mundo.

Na aldeia vivem 35 famílias de origem Tupi Guarani, Xetá e Kainguang, moram em casa de alvenaria. No centro da aldeia está a escola, onde as crianças aprendem a cultura, língua e danças indígenas. Além dessa escola, as crianças frequentam a escola pública do bairro para que adquiram os conhecimentos formais.

 Uma das fontes de renda da aldeia é o artesanato. São confeccionadas várias peças ornamentais como colares, pulseiras, brincos, cocares, anéis e réplicas de instrumentos de caça como: machadinhas, arco e flecha, zarabatana, entre outras.








 Eles também fazem instrumentos musicais de sopro e percussão.. A beleza do artesanato se destaca pelo colorido das peças. A visita foi muito produtiva, pois nossos alunos e professores entraram em contato direto com cultura e etnias diferentes vivenciando conhecimentos relevantes que fazem parte tanto dos conteúdos disciplinares do Ensino Fundamental quanto dos conteúdos da Equipe Multi Disciplinar.

Nenhum comentário: