sábado, 11 de outubro de 2014

Bolsas de estudo para educadores serão concedidas pela embaixada da Finlândia!


Educadores bem preparados para desempenhar a arte de educar é um dos principais passos para que nossas crianças e adolescentes recebam uma educação de qualidade. Infelizmente, a maioria das formações docentes do Brasil conta com uma pequena carga horária direcionada às práticas pedagógicas e às disciplinas relacionadas com didática e comportamento humano. Sem o preparo adequado sofrem ambos, professores e alunos.
O sistema educacional da Finlândia é um dos mais admirados do mundo e ocupa as melhores posições nas avaliações mundiais da área, como o PISA e o Índice de Educação Global, da Organização das Nações Unidas. A revolução educacional finlandesa, iniciada na década de 1970, impulsionou um país que perdeu guerras e teve um processo de industrialização tardio, transformando-o em uma das nações mais ricas do mundo. Hoje, a Finlândia ocupa as primeiras posições nos índices de inovação, qualidade de vida e sustentabilidade!
Um dos pilares do sucesso desse sistema é a sólida formação dos educadores, que enfatiza o desenvolvimento da reflexão crítica, de competências pedagógicas e os prepara para o diagnóstico e acompanhamento dos alunos com dificuldades de aprendizagem.
Com o objetivo de desenvolver competências profissionais diretamente aplicáveis ao ofício do educador, a Embaixada da Finlândia está custeando 25 bolsas de estudo na Pós-graduação em Educação Integral Transformadora da Associação Gente de Bem. A formação conta com um corpo docente renomado, incluindo a participação especial de educadores finlandeses.
O processo seletivo para as bolsas de estudos já está aberto e vai até o dia 31 de outubro. O regulamento e as inscrições podem ser acessados em www.gentedebem.org.
>> Artigo escrito por Luciano Diniz, coordenador geral da Associação Gente de Bem, instituição que desenvolve formações para adolescentes, educadores e familiares baseadas nas concepções de educação integral transformadora. A Associação Gente de Bem colabora voluntariamente com o Instituto GRPCOM no blog Educação e Mídia.
>> Quer saber mais sobre educação, mídia, cidadania e leitura? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom e no Twitter @InstitutoGRPCOM

Nenhum comentário: