segunda-feira, 17 de setembro de 2012

IPC terá moderno consultório oftalmológico

Logo o IPC terá todos os equipamentos necessários para estruturar o seu consultório oftalmológico. O dinheiro para isso já está garantido pelo Governo Federal, através de uma emenda destinada pelo Deputado Federal Dr. Rosinha, do PT.

Como o IPC não poderia receber o recurso diretamente, por conta de um Decreto da Presidenta Dilma, do ano passsado, proibindo o repasse de dinheiro às ONGS, o dinheiro foi destinado a Secreraria Municipal de Saúde de Curitiba. Na semana passada, uma equipe do IPC e da Secrearia de Saúde, dentro do prazo previsto, lançaram no Sistema do Ministério da Saúde, a relação dos equipamentos que deverão ser comprados com o valor de R$ 100.000 (Cem mil reais).

Esta iniciativa faz parte do esforço coletivo de dotar o IPC das condições materiais necessárias para transformar-se num "Ponto de atenção a saúde" das pessoas com deficiência, conforme define a Portaria N. 793 de abril de 2012, do Ministério da Saúde.

Depois de montado o consultório, precisamos iniciar outra luta para conseguirmos um médico oftalmo credenciado pelo Sistema Único de Saúde - SUS. Em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, precisamos com urgência encontrarmos uma maneira de encurtarmos consideravelmente o tempo de espera para se conseguir uma consulta com oftalmologista.

Esta é uma das principais reivindicações que os familiares das pessoas com deficiência visual apresentam. Diante disso, de acordo com o Diretor do IPC, o Professor Enio Rodrigues, para fortalecer esta luta, vamos nos reunirmos com as outras entidades de Curitiba da área visual e vamos buscar somarmos esforços na concretização deste objetivo.

Antecipadamente, deixamos aqui os nossos agradecimentos ao Deputado Dr.Rosinha e a Secretaria de Saúde de Curitiba. Até o momento, vencemos apenas duas etapas do processo. Ao final, esperamos que realmente tudo seja concluído com sucesso.

Nenhum comentário: