terça-feira, 3 de abril de 2012

Equipe de Coordenadores do IPC faz curso de capacitação em Planejamento e Gestão.

Nessa semana, a Rummos concluiu o primeiro módulo do Curso de Capacitação em Planejamento e Gestão de Projetos para a equipe de coordenadores do Instituto Paranaense de Cegos (IPC), em Curitiba (PR). O tema do primeiro módulo foi a gestão de projetos orientada para resultados, utilizando a metodologia do Marco Lógico. Os coordenadores de programas e os gestores do IPC trabalharam o desenho de projetos a partir de uma perspectiva que prioriza os propósitos e finalidades dos investimentos.
Durante as nove horas de capacitação neste primeiro módulo, os participantes aprenderam sobre os conceitos do Marco Lógico e sobre como pode ser utilizado para orientar a reflexão e a elaboração de projetos com maior clareza e objetividade. O curso apresentou aos participantes ferramentas de diagnóstico e análise situacional, destacando a importância de identificar com atenção os problemas que serão trabalhados, reconhecer as potencialidades e as limitações da organização que vai desenvolver o projeto e as oportunidades e os desafios que o cenário oferece para facilitar o alcance dos objetivos. Por fim, os coordenadores e gestores do IPC aplicaram os conceitos e as ferramentas na prática, acompanhando o desenho de um projeto utilizando o Marco Lógico.
O próximo módulo do Curso de Capacitação em Planejamento e Gestão de Projetos vai ser de Comunicação Estratégica. A equipe ainda vai participar dos módulos de Planejamento Estratégico e Monitoramento e Avaliação até o fim do ano.
A formação dos coordenadores e gestores do Instituto Paranaense de Cegos (IPC) é parte do Projeto Novo IPC, de reestruturação e planejamento estratégico do IPC. Que está sendo desenvolvido pela Rummos, com a parceria da D+ Eficiente e com o apoio do Instituto HSBC Solidariedade.

Nenhum comentário: