sexta-feira, 30 de março de 2012

Fundo Finlandês apoia projeto de Educação do IPC

O projeto Teatralizando a Educação, do IPC, foi selecionado no Edital de 2011/2012 do Fundo Finlandês de Cooperação Local - Embaixada da Finlândia. O projeto é um desdobramento das Oficinas de Teatro (foto) realizadas ano passado no IPC como parte de um projeto financiado pela Fundação Cultural de Curitiba em parceria com a GRAFO Audiovisual.
Teatralizando a Educação tem como principais objetivos ampliar a experiência sensorial de alunos com deficiência visual, de forma a potencializar o aprendizado da língua portuguesa (comunicação e expressão) e das operações matemáticas concretas, além de promover a socialização e criação de grupos inclusivos em espaços escolares e socioculturais. Os alunos terão acesso a oficinas que vão de produção e leitura de textos a aulas de desenho e expressão corporal.
Alunos com deficiência visual, de maneira geral, interagem pouco em ambientes escolares e socioculturais, onde ocupam o papel de ouvintes com poucas oportunidades de se expressar. Esse hiato no processo de socialização gera uma série de problemas que comprometem a trajetória acadêmica e social desse alunos. O projeto, através das técnicas de formação teatral, criará oportunidades para que esses jovens possam desenvolver habilidades cognitivas e intelectuais capazes de ampliar suas oportunidades de interação social e inclusão. Além de atender diretamente aos alunos, o projeto pretender envolver familiares e professores.
Estão previstas, ainda a sistematização e divulgação da metodologia e das estratégias implementadas, para que outras instituições voltadas para educação inclusiva, especialmente as que atendam pessoas com deficiência visual, possam fazer uso desse modelo e tecnologia.


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