segunda-feira, 26 de setembro de 2011

IPC promove discussão sobre avanços e desafios no campo dos direitos de pessoas com deficiência



Na última quarta feira, dia 21 de setembro, cerca de 40 pessoas estiveram presente e participaram da plenária comemorativa ao "Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência".

O "Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência", comemorado no dia 21 de setembro, segundo o Professor Enio Rodrigues, Diretor Executivo do  PC, é uma data que devemos refletir sobre as conquistas das pessoas com deficiência, mas também o quanto ainda temos que avança até que os direitos deste segmento social sejam efetivamente respeitados pelos governos e pela sociedade em geral.

O encontro contou também com a presença do Dr. Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 9.ª Região. Na ocasião, ele êfatizou a importância da democracia e a
necessidade das pessoas com deficiência terem uma participação polítca mais ativa na sociedade, na defesa dos seus direitos.

Quando Promotor do Ministério Público do Trabalho, o Dr. Ricardo coordenou as negociações com o HSBC, com o objetivo do cumprimento da Lei de cotas no mercado de trabalho. Através dessas negociações, o banco desenvolveu um programa de qualificação e hoje já emprega uma quantidade considerável de pessoas cegas nos seus postos de trabalho.

Essa experiência acomulada, o Dr. Ricardo Tadeu Marques colocou a disposição do IPC durante a elaboração e implementação do seu programa de qualificação profissional, colocação no mercado de trabalho e assessoria as empresas que necessitam cumprir as cotas.

De acordo com o Professor Enio, o IPC já está estudando alguma atividade para marcar o "Dia internacional de luta da pessoa com deficiência", comemorado no dia 03 de dezembro. Desta vez, porém, um evento de maior porte realizado em conjunto com outras organizações.

Nenhum comentário: